SARG – GERANDO RELATÓRIOS PARA SQUID3
Sarg é um software que gera um documento web dos logs de acessos do squid. Com ele você verá os logs via navegador em forma de tabelas e alguns dados até mesmo em gráficos, vendo o que cada estação por IP ou nome(se estiver usando DNS), o que acessou, a que horas entre outras informações. Seja as imagens no fim deste post para conferir como ele organiza os dados.
INSTALAÇÃO
[terminal]# apt-get install apache2 sarg
[/terminal]
CONFIGURAÇÃO
Edite o arquivo /etc/sarg/sarg.conf (se quiser fazer backup deste arquivo é bom fazer):
No arquivo edite as linhas abaixos para ficarem do modo que estão a seguir:
access_log /var/log/squid3/access.log output_dir /var/www/html/sarg charset UTF-8
A linha com o access_log faz referencia aos logs de onde o sarg irá obter os dados, originalmente no meu caso no Debian8 com o Squid3, o caminho erá /var/log/squid/access.log, como a pasta squid agora pela mudança de versão é squid3, é só acrescentar o 3.
No output_dir indicamos onde serão criados os arquivos web. A pasta sarg indicada deve ser criada, sendo acessada futuramente pelo navegador por IP-SERVER/sarg. Lembrando que para o acesso web em algumas distros pode ser diferente a localização dessa pasta, podendo ser por exemplo /var/www/sarg. Sim, lembrando que o nome dessa pasta é de preferência própria.
A linha com charset é para que quando abrir a pagina web, os caracteres do site estejam na codificação correta, se não, não reconhecerá acentos ficando assim com símbolos estranhos.
TESTANDO
O Sarg, não é um serviço, logo terá que executar o comando: sarg para que ele possa buscar os logs no Squid e gerar o relatório(isso deverá ser feito todas as vezes que for verificar os logs pelo sarg, você pode para facilitar criar um script, posteriormente estarei fazendo), depois é só acessar via navegador:
http:/IP-SERVER/sarg
Sendo novamente lembrando que sarg, o nome da pasta criada para guardar os relatórios, dê uma checada nesta pasta antes de acessa-la para ver se há algo já gerado.
Fonte:
http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/usando-sarg-para-monitorar-acesso.html
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configuracao-do-SARG-em-20-minutos
http://linuxnewmedia.com.br/blogs/rede/category/redes/page/3/
Publicar comentário